top of page

Tudo sobre NO e LOW POO !


Faz algum tempo que comecei a querer saber mais sobre NO POO e LOW POO , uma técnica nova para lavagem e cuidado dos cabelos, que achei muito interessante pois tenho cabelos cacheados que são super difíceis de manter alinhados ! Muita gente está aderindo ( não só meninas, os meninos também!), mas ainda há muitas dúvidas a respeito dos procedimentos e produtos corretos a serem usados . Existem grupos no facebook dedicados apenas a esse assunto, o que já ajuda muito pra quem está começando, porém nem sempre tudo é explicado da maneira correta, e às vezes muita informação pode mais atrapalhar do que ajudar se você não souber filtrar tudo isso! Então, vou passar tudo o que vocês precisam saber da maneira mais clara e completa que eu conseguir ,ok ? E afinal, O QUE É ?

As duas técnicas tem um objetivo em comum: Livrar-se de componentes que danificam o cabelo.

O uso de cosméticos com sulfatos, silicones insolúveis e derivados de petróleo é categoricamente abolido!

Se essa é a base da técnica, o que diferencia No Poo de Low Poo?

- O uso do shampoo.

No poo: Simplesmente deixa-se de usar o shampoo pois se faz uso de produtos com silicones solúveis em água, não precisando de shampoos para retirá-los. O que significa, que se usa condicionadores para a lavagem do cabelo (técnica chamada Co-Wash .

Quem, realmente, popularizou essas técnicas foi a cabeleireira Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl. No livro, ela explica aquilo que chamou de Curly Girl Method, ou o MéNão qualquer um , mas os com silicones solúveis ou sem silicone nenhum em suas fórmulas !

Low Poo: Menos radical, o shampoo (sem sulfatos) é usado. Em menor frequência ou não, depende do tipo de cabelo.

Então é pra parar de lavar o cabelo? Não fica sujo ?

Não. Ao contrário da primeira impressão que se tem ao ler isso, o cabelo é sim lavado - mas com produtos que agridam menos os fios. O cabelo não fica sujo, oleoso nem com mau cheiro.

E como se faz isso?

O condicionador possui agentes suficientes para fazer a limpeza do cabelo, já que com a técnica adota-se produtos que não deixarão resíduos nos fios.

Como saber se posso fazer?

O jeito é realmente testar. Diminua aos poucos o uso do seu shampoo, se preferir pode abolir de uma vez, teste a necessidade de limpeza dele e faça as técnicas por algumas semanas, pois o cabelo leva tempo para se adaptar. Se abolir o shampoo não der certo, tente utilizá-lo com menor frequência, se mesmo assim não funcionar, aumente-a. Só você pode julgar se está se adaptando ou não aos métodos.

Como surgiu? todo da Garota Cacheada: uma série de técnicas e formas de lidar com o cabelo que são apropriadas para cabelos cacheados. O No Poo (e/ou o Low Poo) são técnicas que fazem parte deste método divulgado por Lorraine. E por que aderir ?

O CÍRCULO VICIOSO: sulfatos/silicones insolúveis

Existem shampoos com sulfatos, substâncias detergentes mais fortes e, portanto, mais agressivas aos fios de cabelo. Com as sucessivas lavagens, especialmente em cabelos finos, com tendência a ressecamento, como os cacheados e crespos, esses shampoos vão danificando a fibra capilar, retirando não só a sujeira dos cabelos, mas também toda a proteção natural fornecida pelo sebo e pelos óleos produzidos pela nossa pele e pelo couro cabeludo. Por isso, temos aquela sensação de "cabelo cantando" após a lavagem: nossa cabeça está limpa até demais!

Pra compensar essa lavagem agressiva, nós precisamos de um condicionador, uma máscara de tratamento ou creme de pentear, após o shampoo. Esses produtos repõem, portanto, aquilo que foi ralo abaixo com a espuma. Para dar novamente aquela impressão de cabelo brilhoso, sedoso, fácil de desembaraçar, muitos destes produtos contêm silicones, derivados do petróleo (óleo mineral) ou parafina líquida. Estes ingredientes podem, com o tempo, causar acúmulo nos fios e dar aquela impressão de cabelo pesado, opaco e que "se acostumou" com os produtos.

Esse "costume" nada mais seria do que os fios tão saturados e "encapados" pelo acúmulo desses ingredientes que os nutrientes dos tratamentos que aplicamos não conseguem, de fato, penetrar nos fios e fazer efeito.

Quanto mais usamos produtos contendo silicone, óleo mineral ou parafina líquida, mais propenso o cabelo estará a sofrer com o acúmulo dessas substâncias. Para solucionar isso, existem os shampoos antiresíduos. Só que eles são ainda mais fortes que os shampoos com sulfatos normais.

E, a partir daí, forma-se um círculo vicioso. O shampoo com sulfato danifica os fios. Os danos são disfarçados com o uso de cremes de tratamento contendo silicones e óleo mineral. Quanto mais a gente usa, mais eles se acumulam e grudam nos fios, que "se acostumam" aos produtos. Pra retirar esse acúmulo, usamos um shampoo ainda mais forte (o antiresíduos), que, limpando a "maquiagem" feita pelos cremes, deixa à mostra todos os danos que o cabelo sofreu até então. Aí, pra compensar isso, usamos mais cremes com silicones e óleo mineral que...

Não faz sentido estragar uma coisa pra depois remendar, e remendar de forma mal feita, não é mesmo? Se o sulfato resseca nossos fios a esse ponto, então chega de sulfato! Mas se usamos produtos com silicones, óleo mineral e parafina líquida, que se acumulam com facilidade, precisando mais cedo ou mais tarde, ser retirados com sulfato, então chega dessas substâncias também! TÁ ! MAS E COMO FAÇO PRA COMEÇAR A TÉCNICA? Para isso vou passar os links, com tudo o que vocês precisam saber porque em um post não caberiam todas as informações! (Todas as informações aqui foram retiradas do grupo No/ Low Poo - Iniciantes ) [Pra começar, primeiro dê uma pesquisada na lista de "produtos liberados", e veja se você já tem algum dos produtos, ou se vai precisar comprá-los .Mais fácil do que ficar tentando decorar a lista dos componentes "proibidos", pra ver se pode ou não usar ! Depois com o tempo, você vai aprendendo e já vai saber se virar sozinha com os rótulos !]

  • LISTA DE PRODUTOS LIBERADOS ( O que você PODE usar na técnica que optou fazer!)

  • DICIONÁRIO CAPILAR (Você vai precisar! Nos grupos as pessoas falam quase que por códigos, e às vezes fica difícil de entender !

  • SULFATOS - ( Os componentes que NÃO podem ter nas fórmulas dos produtos que você vai usar!)

  • CO-WASH (Procedimento, e produtos)

Esses links, são diretos para o grupo do facebook com os tópicos principais, e lá existem mais uma infinidade de outros arquivos, sobre tudo o que vocês precisarem saber , como dicas de produtos que são mais usados, experiências e misturas caseiras, técnicas para os cabelos cacheados e mais um monte de coisas sobre o assunto ! Espero que ajude a pelo menos entender do que se trata , e se forem começar a usar a técnica, pesquisem, e procurem se informar direito sobre tudo ! =)

SIGA

  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle

POSTS RECENTES: 

PROCURE POR TAGS: 

Nenhum tag.

QUEM SOU EU?

Adoro arte em todas as formas, principalmente a escrita . 
Sempre estou à procura de coisas aleatórias para estudar , gosto de karaokê , moda e maquiagem.
Aquariana e louca dos signos (sim, seu signo importa! ).
27 anos com chatice de 87.
Resumindo : Velha e louca.

bottom of page